quarta-feira, 9 de junho de 2010

…E O POVO VAI DANDO CONTA!

A Chanceler Angela Merkel anunciou novas medidas para controlo das contas públicas e reforço da confiança dos mercados. Desde os oitenta mil milhões de euros a reduzir na despesa até ao despedimento provável de 15 000 funcionários públicos as medidas fortemente restritivas vão atingir todo o povo alemão.
Estes sinais, se mais não houvesse, são suficientes para fazer perceber aos menos atentos que nada será com dantes e que uma economia tão robusta e decisiva como a alemã – motora de toda a Europa – passa por dificuldades que, até há dois meses, eram impensáveis.
É, portanto, cada vez mais fácil perceber a demagogia dos partidos que ao concentrarem todas as suas energias no ataque ao Governo esquecem o país e acabam mesmo por lhe fazer a verdadeira oposição. A falta de homens públicos com dimensão de Estado explica o muito a que assistimos em momento que nos exige – a todos – elevado sentido de responsabilidade.
Não é surpresa ver forças políticas de trincheira, como o PCP ou o Bloco – ironicamente dito de esquerda – assumirem o ataque populista aos mais variados nichos de mercado. Não admira que o CDS – estacionados que foram os submarinos – veja desperdício e excesso em tudo.
Também reconhecemos que é confrangedor ouvir vários ex-Ministros das Finanças assumirem agora o papel de treinadores de bancada, em contra ciclo com o descontrolo nas contas e na administração pública que alimentaram durante os respectivos mandatos. E acumulam essa função com a de conselheiros do “pai do monstro”, parafraseando Miguel Cadilhe…
O que não se começa a entender – ou talvez sim – é o PSD, que diz andar de mão dada com o país, por ainda não se ter feito entender ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa que aconselha Pedro Passos Coelho a dizer, afinal, o que terá ou não acordado com o Governo.
É que pedir desculpa pelos “incómodos” e depois exigir que se façam mais, que tratemos, desde já, de ir ao FMI ou a outros Fundos…concorrendo em dúvidas com as “Agências de Rating” não é lá dote muito auspicioso para a “noiva” que tanto invoca como sua…é, o tempo e as palavras não coabitam com a hipocrisia…e o povo vai dando conta!

Sem comentários:

Enviar um comentário