quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DER SPIEGEL - PORTUGAL FOI ALÉM DA TROIKA, MAS VAI PRECISAR DE MAIS DINHEIRO ... E TEMPO!

PORTUGAL vai precisar de MAIS TEMPO e DINHEIRO. Tal como ANTÓNIO SEGURO e o PS têm vindo a alertar, a revista alemã Der Spiegel reafirma esta convicção e diz o IMAGINÁVEL:"...  a Comissão Europeia, o FMI e o (BCE) vêem com bons olhos a disponibilidade de Portugal em fazer sacrifícios ... e LEMBRA que algumas das MEDIDAS de AUSTERIDADE tomadas foram para ALÉM DO EXIGIDO PELA TROIKA. "Nos últimos meses, o GOVERNO Português tem implementado AUMENTOS BRUTAIS de impostos e cortou pensões e subsídios de desemprego". E O 1º MINISTRO SENTE-SE CONFORTÁVEL!?

Económico   21/02/12
"Apesar dos sacrifícios bem vistos pela 'troika', Portugal vai precisar de mais dinheiro, escreve hoje a revista alemã Der Spiegel.
O alemão Der Spiegel escreve hoje na sua edição online que Portugal vai necessitar de mais dinheiro para dar a volta a crise e destaca que o país, apesar de se ter tornado num exemplo para a ‘troika', continua preso a uma recessão profunda.
"Com as suas medidas de austeridade em massa, Portugal tornou-se o exemplo da troika. Mas o país ainda está preso a uma recessão profunda e não é claro como vai voltar a crescer. E pode ter de confiar em empréstimos europeus para os próximos anos", refere a publicação alemã.
O Der Spiegel escreve que a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) vê com bons olhos a disponibilidade de Portugal em fazer sacrifícios para obter a assistência financeira e lembra que algumas das medidas de austeridade tomadas foram além do exigido pela ‘troika'. "Nos últimos meses, o Governo Português tem implementado aumentos brutais de impostos e cortou pensões e subsídios de desemprego", exemplifica.
Como resultado dos seus esforços perante o exigido pelos parceiros internacionais, Portugal é visto como um exemplo, diz a revista germância, recordando a possibilidade de o País vir a beneficiar de um reajustamento ao programa acordado no ano passado, conforme expressou o ministro das Finanças alemão a Vítor Gaspar.
"O Ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble foi longe demais na semana passada ao prometer seu homólogo português, Vítor Gaspar, uma ajuda adicional. ‘Se houvesse uma necessidade de um ajuste a (ao programa) Portugal, que estaria pronto para fazer isso', disse Schäuble a Gaspar, que obedientemente expressou seu agradecimento. Em troca, a conversa foi captada por uma equipa de filmagem, rapidamente se tornou um vídeo popular no YouTube", diz o Der Spiegel.
No entanto, apesar dos esforços de Portugal, o Der Spiegel questiona: "Mas será que Portugal tem mais hipóteses de evitar a falência do que a Grécia? Ou é simplesmente a próxima peça de dominó destinada a cair no decorrer da crise do euro?"
"Os 78 mil milhões de euros da ajuda são suficientes até Setembro de 2013, uma vez que Portugal também conseguiu, graças ao resgate europeu, para colocar alguns títulos de curto prazo no mercado. Ainda assim, o momento da verdade não vai demorar muito a chegar", acrescenta o Der Spiegel."

Sem comentários:

Enviar um comentário