quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TVI - Constança Cunha e Sá - O GOVERNO JÁ ESTÁ A RENEGOCIAR COM A TROIKA (MFLEITE)

Comentário Constança Cunha e Sá à noticia do dia (TVI24):
Governo actualizou previsões (recessão e desemprego) em conformidade com CE, miraculosamente o défice mantém-se imperturbavel; não percebendo muito de economia mas alguma coisa de lógica, apesar da alteração nos pressupostos o resultado é o mesmo, questionando como é que com o agravamento das previsões se mantém o mesmo défice; MFerreira Leite disse não conseguir perceber como se conseguiria chegar a um défice de 4,5 e acreditar que o governo até já estava a renegociar com a troika. 
Ninguém percebe como em 2013 Portugal consiga estar a crescer (Ferreira Leite diz que so se for por obra e graça do espírito santo). Enquanto Ferreira Leite diz que renegociação é inevitável, Portas diz que renegociação levara Portugal contra a parede; temo que ambos tenham razão: vamos fazer a renegociação e estamos a ser levados contra a parede.

AUGUSTO SANTOS SILVA - ELOGIA AS INICIATIVAS DE SEGURO

Augusto Santos Silva sobre António Seguro:
Lançou 3 iniciativas bastante importantes e injustamente subvalorizadas pela comunicação social (plataforma de encontro entre quadros PS e da sociedade civil, constituição de um Conselho Económico e Social e grupo técnico e politico para preparar reforma fiscal, preparando novas formas de financiar Estado Social).
Salienta artigo de Seguro sobre questões europeias, afirmando PS claramente federalista, papel do BCE e euro-obrigações. Tinha referido há umas semanas que liderança do PS estava a demorar a esclarecer se jogava as suas cartas na possibilidade de entrar num governo de unidade nacional, duvida que podia por em risco a estratégia enquanto liderança de oposição;
Seguro, cujo crescimento enquanto líder da oposição parece evidente, encontrou posição a partir da qual pode afirmar-se como oposição e alternativa em 2015 (colocando as pecas no tabuleiro politico para chegar na sua máxima forca a 2015), tendo marcado pontos esta semana.

PS REPROVA REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, MAS PROPÕE LEI ELEITORAL

(Lusa) NO ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA OTOC/TSF o secretario-geral do PS afirmou-se DISPONÍVEL PARA UM CONSENSO sobre a revisão da LEI ELEITORAL autárquica, mas RECUSOU EM ABSOLUTO a proposta de REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, acusando o governo de querer impor um modelo.
Seguro considerou que, ao nível da reforma administrativa, o Governo esta a tentar "construir uma casa a partir do telhado", ignorou a  especificidade das freguesias rurais ao adotar uma lógica meramente quantitativa e, ao contrario do que se passou em Lisboa (e sucede atualmente na Amadora e na Covilhã) procura impor um modelo de reorganização, lamentando esta opção do Governo e manifestando mesmo a sua convicção de que poderia ter havido acordo com o PS caso tivesse existido dialogo desde julho passado.
Seguro afirmou estar convencido que, "se houver correspondencia ao nível da disponibilidade do Governo, o pais ganhara".

A reforma do Poder Local "deve ser uma zona de compromisso e de convergencia, que resista aos ciclos eleitorais e dure para além de uma legislatura", acrescentou.

ANMP BATE COM A PORTA AO GOVERNO - NÃO A "ESTA" REORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

(Lusa)
A direção da ANMP decidiu hoje rejeitar a ultima proposta de Reorganização Administrativa Territorial Autárquica e exige que as decisões sejam tomadas pelas assembleias municipais, com consulta às freguesias.
"Decidimos dar o nosso parecer desfavorável a esta proposta, defendendo uma solucao de baixo para cima, em que as decisoes ou propostas pertencem, em primeira linha, aos órgãos locais", disse Rui Solheiro, vice-presidente da ANMP.
"Não aceitamos de forma alguma a proposta que esta em cima da mesa e defendemos uma solução como, alias, aconteceu por exemplo em Lisboa (e Covilhã, Amadora), para que as autarquias possam continuar a prestar bons serviços".

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GOVERNO E AUTARQUIAS - ACERTO DE CONTAS OU DESCONFIANÇ? O QUE DIRÁ AGORA A ANMP?

O GOVERNO ESCREVEU ÀS CÂMARAS A PEDIR CONTAS "REAIS", porque desconfia das que existem atualmente. Para um "resgate autárquico", como pretendem os municípios, o "estado da arte" é fundamental. O "Livro Branco" que o anterior governo mandou fazer ajudou muito, mas continua sem se perceber por que motivo a oposição PSD/CDS, hoje governo, CHUMBOU A NOVA LEI DA TUTELA ADMINISTRATIVA?

Com mais de 15 anos esta lei não traduz os direitos e obrigações que se colocam às autarquias depois de uma evolução intensa das suas atribuições e competências. O "Livro Branco" foi o início fundamental para uma consolidação real das contas das autarquias, mas não chega, porque há muitas outras formas de participação que estão fora do alcance, por "invisíveis".
O objetivo de racionalização económica na adminsitração local está nas câmaras e não nas freguesias. Estas estão a ser o "elo mais fraco", porque se ignora o meu alerta em Abril do ano passado na conferência organizada pela OTOC, TSF e JN, no Porto:
"...cerca de um terço (municípios), enfrentam problemas que podem encontrar solução na austeridade e saneamento financeiro, desde que assumam esse caminho com espírito de rigor. E digo isto, porque algumas dezenas que já recorreram a este e outros instrumentos de regularização se encontram em desequilíbrio estrutural.
A estas resta o reequilíbrio financeiro, mas a experiência demonstra a existência de dificuldades INSUPERÁVEIS a que acresce, agora, uma maior dificuldade no acesso à banca.
Este facto pode levar à associação ou fusão de municípios, mas também à assumpção por parte dos eleitores que se uma avaliação eleitoral passa pela qualificação das suas vidas, pelos equipamentos, deve ter em conta a sustentabilidade do preço a pagar por tudo isso".

TAL COMO A.SEGURO O NOBEL DA ECONOMIA - KRUGMAN - DESACONSELHA MAIS AUSTERIDADE

PAUL KRUGMAN, NOBEL DA ECONOMIA, diz o caminho não passa por mais austeridade ..."alguma austeridade foi necessária, mas não pode continuar como se não houvesse constrangimentos". A Europa precisa de políticas expansionistas, nomeadamente da parte da Alemanha. AFINAL, SÃO AS TESES DE A.SEGURO E DO PS.
Eudora Ribeiro  
Paul Krugman diz que Portugal tem estado a fazer tudo o que lhe tem sido pedido e indica que o caminho não passa por mais austeridade.
Questionado sobre algumas dicas para o governo português, Krugman disse que "mais austeridade não vai ajudar", admitindo que, nesta altura, é muito melhor não fazer parte dos governos. Ao falar numa conferência de imprensa em Lisboa, o Nobel da Economia disse que "alguma austeridade foi necessária [em Portugal], mas não pode continuar como se não houvesse constrangimentos".
Paul Krugman, que está em Lisboa para receber o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa, Técnica e Nova, frisou que o governo português está a avançar com alguns ajustamentos, nomeadamente do lado da despesa, sublinhando que "Portugal está a fazer tudo o que lhe tem sido pedido".
Na mesma ocasião, Krugman disse que a Europa precisa de políticas expansionistas, nomeadamente da parte da Alemanha.
Questionado sobre a probabilidade de Portugal sair do euro, Krugman diz que há 75% de probabilidades de não sair, mas frisa que ninguém tem a certeza disso. "Portugal deverá provavelmente continuar no euro mas isso vai depender muito do que acontecer nos próximos três anos", referiu.

PS - ANTÓNIO SEGURO LANÇA LIPP - LABORATÓRIO DE IDEIAS - NO MUSEU DA ELETRICIDADE

Económico com Lusa  
FRANCISCO ASSIS E UM UNIVERSO DE INDEPENDENTES estão na direção: Alfredo Bruto da Costa (investigador), Gustavo Cardoso (professor universitário), Helena Freitas (professora na Universidade de Coimbra), João Cardoso Rosas (docente na Universidade do Minho), o ex-ministro da Educação Júlio Pedrosa e Sara Medina (administradora da Sociedade Portuguesa da Inovação).

O secretário-geral do PS prometeu hoje uma "ruptura política" e anunciou que apresentará aos portugueses um programa com horizonte até 2024. António José Seguro falava na sessão de apresentação do Laboratório de Ideias e de Propostas para Portugal (LIPP), que substituirá o gabinete de estudos deste partido e que estará na origem do programa eleitoral que os socialistas apresentarão nas eleições legislativas de 2015.

MARIA JOÃO RODRIGUES
"O LIPP não é criado em véspera de eleições para eleitor ver, é uma proposta a pensar em 2024. O resultado do seu trabalho será apresentado aos portugueses em 2015, para executar em duas legislaturas" ... terá "três anos de preparação e nove anos de execução".
"É necessário que o próximo Governo de Portugal se prepare bem. Saiba o que quer para Portugal e tenha uma estratégia e um caminho a seguir", justificou Seguro.
.
JÚLIO PEDROSA E BRUTO DA COSTA
"O portugueses pagaram e pagam caro e com muitos sacrifícios os experimentalismos políticos e a navegação à vista. É necessário uma ruptura política, a começar pela própria forma de fazer a política. Prometi fazer política de uma forma diferente, nem sempre sou bem compreendido, mas este é o caminho certo, o caminho que aproxima a política das pessoas e as pessoas da política", sustentou.




YOLANDA SOARES

MIGUEL LARANJEIRO, MARIA AMÉLIA, JOSÉ JUNQUEIRO
MUSEU DA ELETRICIDADE

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MARCELO NA TVI - ESTA REFORMA ADMINISTRATIVA É FEITA À "MARRETADA"!

FEITA À "MARRETADA - é assim que Marcelo vê a estratégia do Governo para a Reforma do Território, feita sem ouvir nada nem ninguém, DE CIMA PARA BAIXO.

Miguel Relvas e o CARTEIRO  " Luis Montenegro", Líder da Bancada Paralamentar do PSD , escrevem e enviam cartas ao PS a pedir "SOCORRO".

 O PS NÃO APOIA MARRETAS!

PSD COM FAIXAS CONTRA GOVERNO DO PSD EM MÕES, CASTRO DAIRE

É ASSIM MESMO. Os militantes e responsáveis locais do PSD andam ENVERGONHADOS com o seu GOVERNO. Puseram uma faixa "CONTRA O ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS - O CONCELHO EM 1º LUGAR" É o resultado do ATAQUE que está a ser feito ao INTERIOR por PEDRO PASSOS COELHO, 1º MINISTRO, fazendo tudo ao contrário do que disse em campanha JÁ NINGUÉM RESISTE, NEM MESMO ELES - UNS CONTRA OS OUTROS!
Os militantes do PS, já em Lamas, com o pressidente da junta de Mões, Jorge Soares, comentaram a "faixa" ..... -:)) -:)) -:))

TRIBUNAIS - DEPUTADOS PS VISEU REÚNEM AUTARCAS e RESPONSÁVEIS da ORDEM dos ADVOGADOS

Nelas, representantes da ordem e deputados
JOSÉ JUNQUEIRO, ACÁCIO PINTO E ELZA PAIS, reuniram em Nelas e Castro Daire com autarcas e representantes da Ordem dos advogados, coisa de que ministra da Justiça se esqueceu antes de decidir,MAL, o ENCERRAMENTO DE TRIBUNAIS.

Concluiu-se que o ESTADO vai GASTAR MAIS, obriga as PESSOAS a GASTAREM MAIS, diminui o ACESSO à justiça, CONFUNDE tudo e a JUSTIÇA fica ainda MAIS LENTA! É OBRA!


Pr. Câmara de Castro  Daire Fernando Carneiro
e José Junqueiro

As populações estão envelhecidas, o apoio judicial pode chegar a 80%, mas se as pessoas em Castro Daire passam a ter de se deslocar para Viseu, S. Pedro do Sul e Lamego, e em Nelas para Mangualde e Viseu, tudo fica mais caro: apoio judiciário, os transportes, tempo e refeições das pessoas, num contexto em que não há transportes intermunicipais planeados ou possíveis.
A justiça não será para todos, fica mais cara e a diminuição do acesso fere princípios constitucionais decisivos. O governo, a ministra da Justiça, está de cabeça perdida!
 Tribunal de Nelas


Tribunal de Castro Daire
Deputado Acácio Pinto e Presidente Fernando Carneiro

DEPUTADO JOSÉ JUNQUEIRO VISITA CENTRO DE DIA EM LAMAS, NO INTERIOR PROFUNDO

COM O PRESIDENTE DA JUNTA DE MÕES, JORGE SOARES, e do presidente da ASSOCREL, JOSÉ CARLOS, visitei em Lamas, com várias outras pessoas, as obras do CENTRO DE DIA que está quase pronto a receber os cerca de 30 utentes. Obra emblemática, desenvolvida com equilíbrio e sustentabilidade, envolve já um investimento global da ASSOCREL de 600 000 que estão TOTALMENTE PAGOS. BOM EXEMPLO!
OS reponsáveis políticos locais e os dirigentes são socialistas e com toda a simplicidade e empenho dedicam as suas vidas ao bem-estar dos mais desfavorecidos e cadenciados. Este é um bom exemplo no interior profundo tão atacado agora pelo governo PSD/CDS.


JUNQUEIRO PRESIDE À ASSEMBLEIA GERAL DO PS VISEU, A MAIS CONCORRIDA DE SEMPRE

O SOLAR DOS PEIXOTOS ESTAVA CHEIO.

A assembleia geral do PS VISEU não desiludiu.

Com duas candidaturas à Concelhia a expectativa era grande.

Filipe Nunes, um jovem de uma nova geração de políticos, e Lúcia Silva, atual presidente, serão os responsáveis pelo debate que se segue.

Foram 32 intervenções, até à 1,30h da madrugada, que se distinguiram pelas IDEIAS, VIVACIDADE, ELEVAÇÃO E RESPONSABILIDADE, sinais que deram NOBREZA AO DEBATE.

A situação nacional e a política autárquica concelhia envolveram os presentes em análises e propostas que exteriorizam um PS estruturado, bem preparado, para enfrentar os seus desafios internos e para se constituir como alternativa ao PSD em Viseu.

 ESTÃO TODOS DE PARABÉNS.




domingo, 26 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA REUNIÃO COM O EMBAIXADOR DA UCRÂNIA NA AR

Depois de ter tomado posse como presidente do grupo de amizade Portugal Ucrânia recebi o senhor embaixador Mr. Oleksandr Nykonenko
na Assembleia da República e participei  na abertura, no passado dia 23 de Fevereiro, na Universidade de Lisboa da conferência científica "Ucrânia e Portugal - 20 Anos de Relações Sócio-econômico-culturais", organizada pelo Centro Cultural da Embaixada, juntamente com o O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade, por ocasião do Aniversário jubilar das relações diplomáticas entre os dois países."
Do grupo de amizade  fazem parte os deputados do PSD Paula rodrigues Cardoso, Cristóvão Norte, António Rodrigues e Couto dos Santos; do PS Miguel Laranjeiro e Luisa Salgueiro; do CDS João Viegas; do PCP Paula Santos


CONFERÊNCIA NA FACULDADE DE LETRAS
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

SEGURA EXIGE EXPLICAÇÕES: GOVERNO "DÁ" 300 M€ ao BPN que "VENDEU" ao BIC de MIRA AMARAL (ex-MIn de CAVACO)(

A ELITE CAVAQUISTA CRIOU O BPN e SERVIU-SE DELE. Este governo IMPEDIU na sexta-feira a criação de uma COMISSÃO DE INQUÉRITO e agora ficámos a saber MAIS UM MOTIVO: O  Público noticiou:"o acordo entre o Governo e o BIC Portugal, com vista à venda do BPN, prevê uma almofada de liquidez de 300 M€ concedida pela CGD à taxa Euribor"..."esta cláusula é uma das que estão sob análise das autoridades europeias de concorrência por suspeita de que possa configurar AJUDA PÚBLICA AO GRUPO FINANCEIRO".


ECONOMIA - (Lusa)
Seguro vai pedir explicações ao Governo sobre empréstimo de 300 milhões para vender BPN
O secretário-geral do PS, António José Seguro,  disse hoje que vai pedir explicações ao Governo sobre a notícia hoje conhecida  de que o Estado tem de emprestar mais 300 milhões para vender o BPN. 
"Neste momento estou a pedi-las e, no âmbito do Parlamento  nós trabalharemos nesse sentido", declarou António José Seguro aos jornalistas.
O jornal Público noticiou hoje que "o acordo entre o Governo e o BIC  Portugal, com vista à venda do BPN, prevê uma almofada de liquidez de 300  milhões de euros concedida pela CGD à taxa Euribor". Acrescenta que "esta cláusula é uma das que estão sob análise das autoridades  europeias de concorrência por suspeita de que possa configurar ajuda pública  ao grupo financeiro". 
Confrontado pelos jornalistas com esta notícia, o líder nacional do  PS disse que não conhece "as razões que levam a que o Estado faça mais este  empréstimo" mas acrescentou que o Governo "tem que verificar muito bem,  porque já há muito dinheiro dos contribuintes colocado no BPN". 
"O Governo deve dar explicações por que razão é que é necessário colocar  mais dinheiro dos contribuintes num banco e percebermos porque é que leva  tanto tempo a concluir a venda do BPN a um privado que o comprou", disse  Seguro aos jornalistas em Seia, distrito da Guarda, onde iniciou o segundo  dia do Roteiro pelo Interior. 
Na ocasião, o dirigente também foi confrontado com as razões que levaram  ao cancelamento de uma visita do Presidente da República a uma escola em  Arroios, Lisboa, tendo respondido que não tem "nenhum comentário a fazer  sobre isso". 
Já sobre o facto de o Governo ter anunciado em 2013 também não haverá  tolerância de ponto no Carnaval, Seguro referiu que "o governo tem uma política  de empobrecimento permanente, considera que o país terá condições para se  desenvolver com base no empobrecimento, com base em trabalhar mais". 
"Eu considero que o nosso país deve trabalhar melhor", referindo que  "é necessário introduzir inovação em toda a cadeia de produção". Lusa

SEGURO DISCORDA DA EXTINÇÃO DOS TRIBUNAIS E PROPÕE ALTERNATIVA

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu hoje a manutenção de todos os tribunais que estão em risco de fechar, propondo que sejam os magistrados a deslocarem-se para a realização de julgamentos."A proposta que faço é muito simples: é serem os magistrados a deslocarem-se aos locais, quando é necessário fazer os julgamentos", declarou o líder nacional socialista aos jornalistas, em Seia, distrito da Guarda, onde iniciou o segundo dia do Roteiro do Interior.
O novo mapa judiciário, proposto pelo governo, prevê o encerramento de 47 tribunais por todo o país, sendo quatro no distrito da Guarda, em Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres e Sabugal.
Para António José Seguro, "a justiça tem que ser um bem a que todos os portugueses devem aceder e devem aceder independentemente dos seus recursos, dos seus rendimentos".
E acrescentou: "Ora, se vamos pôr a justiça do país mais longe, mais distante das populações, isso significa que mais gente fica com dificuldades de acesso a esses tribunais".
Em sua opinião, em vez de o governo encerrar tribunais e "obrigar as pessoas a deslocarem-se às centenas e aos milhares" para concelhos vizinhos, originando "custos e mais dificuldade no acesso à justiça", propõe que sejam mantidos "níveis mínimos de funcionamento em todos os tribunais atualmente existentes".Nessa circunstância, sugere que sejam "os magistrados a deslocarem-se para fazerem as sessões de julgamento quando for necessário".
Referiu que a proposta lhe parece "uma coisa muito simples", embora desconheça se teria consenso entre a classe dos magistrados.
Disse ter a certeza que a ser aplicada, "mantém os serviços abertos, reduz despesa" porque não é necessário ter tantos funcionários, e "não se sobrecarregam os portugueses com mais sacrifícios, para além daqueles que neste momento já estão a fazer".
O segundo dia do Roteiro do Interior começou em Seia, seguindo-se Linhares da Beira (Celorico da Beira), Guarda, Manteigas e Sabugal.

ATITUDE DO GOVERNO COM MEGA FERREIRA FOI "RENTE AO CHÃO"

O GOVERNO DEU O DITO POR NÃO DITO. Já Laborinho Lúcio (ex.Min. Justiça de Cavaco), na SIC, tinha criticado governo por esta atitude. O clientelismo interno falou mais alto. O governo comunica a Mega Ferreira que, AFINAL, NÃO PODE HONRAR o convite. E, assim, o 1ª MINISTRO, mais uma vez,fez asneira e ,MAIS UMA VEZ, FOI DESAUTORIZADO!
Mega Ferreira foi responsável pela ideia e materializaçãpo da EXPO-98 que fez de Lisboa um projecto bem sucedido de projeção mundial permanente. Foi quem me aconselhou, enquanto SE da Adm. Marítima e Portuária, para a candidatura de Portugal à AGENCIA EUROPEIA DE SEGURANÇA MARÍTIMA que ganhámos e está em Lisboa. Uma pessoa notável que o governo tratou com uma atitude "rente ao chão".

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SEGURO FEZ-SE OUVIR - Governo vai pedir a Bruxelas ajudas aos agricultores

ANTÓNIO. SEGURO, EXIGIU 450 M€ A BRUXELAS PARA OS AGRICUTORES. É uma antecipação de dinheiros comunitários que tem de serfeita. O GOVERNO, A REBOQUE, respondeu: O Governo...vai "falar" sobre o assunto e "pedir já a hipótese de accionar mecanismos europeus, nomeadamente para antecipar ajudas" aos agricultores, disse Assunção Cristas. ASSIM, SIM! OUVIR MAIS O PS FAZ BEM AO PAÍS!"Económico com Lusa
O primeiro relatório sobre os prejuízos da seca será conhecido na próxima semana, disse hoje a ministra da Agricultura. Assunção Cristas revelou ainda que, no final de Março, vai pedir a Bruxelas a "hipótese" de accionar mecanismos europeus de apoio aos agricultores afectados.
O Governo está a "sinalizar" a situação da seca em Portugal "junto de Bruxelas", onde, "mais para o final de Março", se reunirá o Conselho de Agricultura, no qual o Executivo vai "falar" sobre o assunto e "pedir já a hipótese de accionar mecanismos europeus, nomeadamente para a""ntecipar ajudas" aos agricultores, disse Assunção Cristas.
Segundo a ministra, a 'task force' criada pelo Ministério da Agricultura para avaliar a situação da seca em Portugal está "a trabalhar intensamente para fazer o levantamento de tudo o que sãoos prejuízos já existentes e aqueles que previsivelmente ocorrerão".
"Para a semana", adiantou, a 'task force' vai apresentar o primeiro relatório com o "retrato" dos prejuízos da seca em Portugal e "reunir com as organizações de agricultores para também trocar impressões com todos e já com o panorama do país mais explicado".
A ministra explicou ainda que o Governo precisa de "ter dados muito concretos" sobre os prejuízos causados pela seca, porque "não podemos simplesmente dizer a Bruxelas: não chove e temos prejuízos".
"Temos que dizer onde é que eles estão, quais são em concreto e é esse trabalho de colher toda a informação objectiva e fidedigna que estamos a fazer", sublinhou.
Assunção Cristas revelou também que o Governo já pediu para "inscrever" a "explicação e a informação" sobre a situação da seca em Portugal nos "pontos de agenda" da próxima reunião do Conselho de Ambiente, que vai decorrer no dia 09 de Março em Bruxelas, ou seja, ainda antes do Conselho de Agricultura.
A ministra falava aos jornalistas no concelho de Serpa, no Baixo Alentejo, após ter efectuado a ligação de uma taberna à rede eléctrica nacional, no âmbito do projecto de electrificação rural da Serra de Serpa.
Questionada sobre se o Governo admite decretar o estado de calamidade pública, a ministra disse que o Executivo precisa de "mais tempo", porque "é possível que chova e, se entretanto chover, as coisas podem-se alterar".
"A nossa preocupação é "ter a 'task force' a acompanhar e a monitorizar constantemente [a situação] e a fazer o levantamento do que já são os prejuízos existentes e daqueles que podem ocorrer se a situação se mantiver, para podermos em Bruxelas dar a informação fidedigna", disse.
O Governo precisa de ter o primeiro relatório da 'task force' "com tudo bem explicado" e "até lá é prematuro" falar em estado de calamidade pública, frisou.
A ministra garantiu que o Governo está a "acompanhar" a situação, tem ouvido "as preocupações dos vários sectores" e "percebe a angústia de muitos agricultores", mas precisa de ter "os dados compilados" para poder "analisar a situação na sua totalidade".
O Governo vai "continuar a monitorizar" a situação e pedir a Bruxelas "a flexibilização" do que "for possível", como das regras das medidas agroambientais, para poder responder às situações, disse"

CAVACO SILVA - UMA HIPOCRISIA DA "FAZER INVEJA". NÃO SABIA DOS 14% DE DESEMPREGADOS

O PRESIDENTE ESTEVE FORA, OU É DE UMA HIPOCRISIA DE "FAZER INVEJA"?

 "Confessou-se aos JORNALISTAS "UM POUCO SURPREENDIDO com o nível de 14 % de desemprego e de 35 % de desemprego nos jovens".

Para quem gosta de dizer que o"Presidente anda sempre bem informado", não é coisa pouca.

Quanto ao montante da sua REFORMA não respondeu por não querer "ALIMENTAR POLÉMICAS". FINO!

Presidente da República surpreendido com elevada taxa de desemprego
Cavaco Silva confessou esta manhã que não esperava uma taxa de 14% e mostrou-se particularmente preocupado com o desemprego jovem. O Presidente apelou ao Governo e à oposição, mas também aos empresários, para unirem esforços de forma a que a economia volte a crescer. Questionado sobre a taxa de desemprego, o Presidente da República confessou-se "um pouco surpreendido com o nível de 14 por cento de desemprego e de 35 por cento de desemprego nos jovens".
"Por isso nós temos que mobilizar todas as nossas forças, em todos os setores, para tentar de facto promover a recuperação económica que só pode ser realizada pelos empresários porque são eles que exportam, inovam, procuram encontrar diversificação de mercados e nós temos que apoiar todos aqueles que desenvolvem neste momento no terreno procurando conquistar novos espaços pelo mundo fora no sentido de melhorar as exportações do país e reduzir a dívida externa", defendeu.
Perante os 35 por cento de desemprego jovem, questionado sobre se a solução seria emigrar, Cavaco Silva foi perentório: "Espero bem que não. Espero que nós sejamos capazes de criar oportunidades para que os jovens, muitos deles com elevadas qualificações, encontrem oportunidades de realização no nosso país".
"Tanto o Governo como até forças políticas de quadrantes que não apoiam o Governo estão a desenvolver esforços e a tentar dar contributos para que Portugal reencontre um caminho de crescimento económico", enfatizou

"Mana" da Min. Justiça DEMITE-SE 23 dias depois de nomeada pela Min. da Agricultura

José Pedro Frazão
Irmã da ministra da Justiça saiu do Governo ao fim de 23 dias. Irmã da ministra Paula Teixeira da Cruz deixou o cargo a 10 de Fevereiro. Nomeação para o Ordenamento do Território causou polémica na imprensa e na blogosfera.
A irmã da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, durou 23 dias no cargo de subdirectora-geral do Ordenamento do Território.
Maria Manuel Teixeira da Cruz pediu a demissão do cargo na sequência de críticas à sua nomeação, depois de terem sido feitas referências às suas relações familiares directas com uma ministra do Governo.
Arquitecta de formação, com uma experiência de 11 anos na Parque Expo, Maria Manuel Teixeira da Cruz tinha sido nomeada por Assunção Cristas, a 18 de Janeiro, para um organismo sob dependência do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.
A polémica estalou na imprensa e na blogosfera e Maria Manuel Teixeira da Cruz decidiu agora bater com a porta. Deixou o cargo a 10 de Fevereiro, segundo despacho já publicado em Diário da República.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NÃO, UMA VITÓRIA É MESMO VENCER! (in Diário de Viseu)

O PS prepara-se em todo o país para as suas eleições internas. Logo que o debate e aprovação finais da revisão estatutária em curso estejam concretizados, as novas e os novos dirigentes, concelhios e distritais serão conhecidos. Portanto, a casa ficará "arrumada" entre primavera e o verão.

Neste momento, o PS, no seu todo, trava um combate político intenso pela credibilização das suas propostas com vista à construção de uma alternativa que ajude o país a sair da crise e marque o reencontro do partido com o seu eleitorado, com a confiança mútua, com a esperança. O país precisa, todos nós precisamos, de voltar a olhar para o futuro acreditando e fazê-lo, acontecer diferente e melhor, bem melhor!

Ora, como em qualquer instituição ou equipa, são as pessoas, as suas atitudes, a relação com o meio em que se encontram, que trabalham e conquistam junto dos outros a estima, a credibilidade e a confiança indispensáveis ao sucesso. É necessário, também, sermos refundadores, sobretudo num momento em que o dinheiro e o interesse pessoal capturaram todas as ideologias em todo o mundo.

O desafio para os socialistas está, desde já, no ciclo eleitoral interno, na qualidade das suas propostas, na elevação do debate, na tolerância para com as diferenças que encontra entre si e no clima de disputa vivo, mas fraterno, em que tudo deve acontecer.

A intolerância, a agressividade das palavras, a substituição das ideias pela crítica mesquinha, pessoal, a defesa de pequenos poderes, de movimentações para garantir amiguismos ou nepotismos, não serão atitudes ou opções bem acolhidas pela sociedade que tem os olhos postos em nós. Não seria um “novo ciclo”!

A seguir, próxima prova de coragem e criatividade estará nas escolhas para as autarquias. Um desafio máximo! E aqui, onde o PS é poder, a escolha está feita; onde a limitação de mandatos implica nova proposta política, o desafio para manter a confiança é enorme; e onde somos oposição e queremos ganhar, a tarefa é de uma exigência tremenda. Temos, portanto, de escolher as e os melhores.

O PS vai sair-se bem deste ciclo eleitoral. Tem todas as condições para acrescentar valor à confiança que lhe foi tributada nas últimas eleições autárquicas. No distrito de Viseu há bons alicerces para garantir o crescimento do PS. E vai crescer.

No entanto, é preciso ser corajoso nas escolhas, porque o objetivo é ganhar e não perder. A ideia de alguns se candidatarem a derrotados e não a vencedores foi no passado um erro e no presente seria uma catástrofe. Ninguém deve ir a sufrágio para ter a melhor derrota possível, mas a vitória “impossível”.

O povo é inteligente e percebe quando lhe querem vender gato por lebre, fato bem feito com conteúdo imperfeito, aparência e não realidade. O povo saberá escolher, e bem!

Há quem goste de ser o chefe máximo do resultado mínimo, da vidinha garantida, mesmo com mais uma oportunidade perdida, mas há quem tenha ambição de ganhar, de vencer, há mulheres e homens de grande qualidade, há jovens que são fonte de muita esperança. Há, pois, um caminho para partilhar. Todos não seremos demais. Ainda é tempo!

E em Viseu, em todos os concelhos, quem ganhar a próxima concelhia ou seja a primeira responsabilidade de conduzir uma escolha, deve ter a consciência de que sobre si cairá o dever de ganhar a autarquia ou, então, a “medalha deprimente” de condenar o PS a mais de uma década de oposição.

Veremos, pois, quem vai liderar esse grande desafio, quem quer vencer, ou quem, por antítese, ache que tudo está bem e que continuar a perder assegurando o lugar de chefe máximo do resultado mínimo é prestigiante. Ganhar não é perder por poucos! Não, uma vitória é mesmo vencer!

Dv 2012.02.23

GOVERNO COLOCA NADADORA SALVADORA DE 65 ANOS - SÓ NÃO SABE É NADAR!

GOVERNO - põe mulher de 65 anos como nadadora-salvadora em Castro Verde
O Estado pretendia colocar uma funcionária de 65 anos que está actualmente no quadro de mobilidade especial depois de ter sido dispensada dos serviços do Ministério da Agricultura em Aljustrel a desempenhar funções a 20 quilómetros de casa, como nadadora-salvadora nas piscinas municipais de Castro Verde. Uma situação que Maria da Conceição Sargaço classifica de brincadeira de "mau gosto", pois… nem nadar sabe!
   "Só podia ser uma brincadeira. E de mau gosto! Na minha idade não ia ser nadadora-salvadora. Só tenho a quarta classe, não tenho formação e nem sei nadar. Ainda nos afogávamos aos dois. Tudo isto teria muita graça se não estivessem a brincar com a minha dignidade", diz ao "CA".
   Maria da Conceição Sargaço está no quadro de mobilidade do Ministério da Agricultura desde 2007, depois de 28 anos a trabalhar como auxiliar de manutenção no pólo de Aljustrel da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Aljustrel, onde fazia limpezas e jardinagem.
   De momento recebe apenas 66% do seu vencimento-base, cerca de 388 euros, mas no início do ano recebeu, juntamente com outra colega também colocada na mobilidade, uma carta onde era comunicada a possibilidade de ambas irem trabalhar para as piscinas de Castro Verde como salva-vidas. Uma proposta que foi prontamente recusada pelas duas funcionárias.
   "A minha colega já tem 70 anos e está reformada. Mas eu tive de escrever uma carta a dizer que não podia aceitar", lembra Maria da Conceição, que não aceitou de bom grado a colocação no quadro da mobilidade e agora só pensa em reaver o seu antigo serviço, para poder trabalhar até ter os 70 anos que lhe permitam reformar-se.
   Além do mais, sublinha esta cidadã, a sua reintegração permitiria ao Ministério da Agricultura "poupar" alguns euros, dado que após a sua dispensa contratou duas empresas de limpeza para fazerem o seu trabalho. "Assim estão a pagar mais do que me pagavam a mim. É por isso que gostava de voltar ao meu antigo serviço", justifica.

PESADA HERANÇA?! PORTUGAL ACIMA DA MÉDIA DA OCDE NO ENSINO SUPERIOR

Portugal acima da média da OCDE no acesso ao Superior - Ana Petronilho  
23/02/12 19:40
Portugal está acima da média da OCDE em alunos que entram no Ensino Superior com mais de 80% de alunos que chegam à universidade.
Os dados constam do último relatório de educação realizado pela OCDE.
No entanto, o País continua abaixo da média no que toca a apoios financeiros sendo que a despesa pública com o sector é inferior a 20%. O estudo dá o exemplo de quatro países com sistemas bem desenvolvidos: Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos e sugere que uma solução para promover o acesso e frequência do Ensino Superior seria combinar um nível razoável de propinas com fortes sistemas de ajuda financeira.
"Muitos países com boas taxas de entrada nas universidades partilham uma coisa em comum: robustos sistemas de ajuda aos estudantes", lê-se no relatório da OCDE.
Os peritos da OCDE sugerem ainda que, combinando meios testados com subsídios de renda e empréstimos, se pode promover o acesso e a equidade, bem como melhores resultados dos alunos. Isto porque, revela o estudo, os países onde os alunos podem beneficiar de um grande apoio financeiro têm níveis de acesso acima da média, mesmo quando as despesas com propinas são comparativamente elevadas.
Num momento em que os países se debatem com dificuldades orçamentais, os peritos sugerem, também, um nível "moderado" de propinas, dando aos estudantes a possibilidade de beneficiarem de sistemas de ajuda financeira. "É uma forma efectiva de os países aumentarem o acesso à educação superior, fazendo um uso eficiente dos limitados fundos públicos", diz o documento.
No entanto, os autores do estudo reconhecem ser difícil classificar o termo "moderado" em termos quantitativos. Os países da OCDE que cobram a educação superior têm uma despesa média anual com propinas entre 800 e 1.300 dólares por ano (600 a 982 euros).

REVISÃO EM BAIXA DO PIB; SÃO -3,3% EM 2012; GOVERNO FALHA METAS, PORQUE ERRA NA AUSTERIDADE

TUDO PIOR QUE O PEC IV - A Comissão Europeia REVÊ EM BAIXA as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal DIMINUA 3,3 % em 2012. Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do FMIe da UE, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado. E AGORA? 

"Ajustamento económico português é "difícil e doloroso", reconhece Olli Rehn
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, admitiu hoje que o processo de ajustamento da economia portuguesa é "difícil e doloroso", embora necessário para o país recuperar competitividade. Disse ainda que a terceira avaliação da 'troika' da aplicação do programa de assistência financeira em Portugal permitirá a Bruxelas ter uma "visão mais clara" do panorama económico do país.
"Nas últimas duas décadas, Portugal perdeu competitividade estrutural", sublinhou o comissário, lembrando que as dificuldades da economia portuguesa começaram antes da entrada em vigor do programa de ajustamento acordado com a 'troika'.
Olli Rehn falava aos jornalistas em Bruxelas, na conferência de imprensa de apresentação das previsões intercalares do executivo comunitário para o período que separa o inverno da primavera.
No documento, a Comissão Europeia revê em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.
Avaliação da 'troika' permitirá "visão mais clara" da situação portuguesa
"Espero que [a avaliação da 'troika'] esteja concluída na próxima semana. Estas análises são muito importantes porque permitem-nos ir mais além e compreender a fundo as perspetivas" do país, declarou Rehn.
O comissário falava na conferência de imprensa de apresentação das previsões intercalares do executivo comunitário para o período que separa o inverno da primavera, nas quais a Comissão Europeia revê em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.
A missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu iniciou há uma semana a terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.
Os técnicos liderados por Poul Thomsen (FMI), Jrgen Krger (CE) e Rasmus Rffer (BCE) deverão permanecer em território nacional, a avaliar as metas do programa português, durante cerca de duas semanas, para decidir se recomendam ou não o desembolso da quarta tranche do empréstimo a Portugal.
Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado.
A 'troika' irá analisar de perto as reformas estruturais, a reestruturação do Setor Empresarial do Estado, as dívidas por pagar há mais de 90 dias e o panorama macroeconómico, entre muitos outros aspetos. "
Com Lusa

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

IMPRENSA - Instituto do Emprego só gastou 30 % das verbas para combater o desemprego”.“

Os ministérios perderam 12,5 por cento dos funcionários em seis anos, enquanto o Diário de Notícias diz que a “troika” “proíbe” o Governo de pagar dívidas da saúde e noticia a absolvição de Afonso Dias do crime de rapto de Rui Pedro.
O Diário Económico revela que mais de 60 mil desempregados já emigraram desde o início da crise
(DN):“Troika ‘proíbe’ Governo de pagar dívidas da saúde”.“Casar a austeridade com políticas ambientais”.“Povo de Lousada ameaçou linchar Afonso Dias”.“Fuga de gás provocou explosão em prédio”.
(Pub):“Ministérios perderam 12,5 por cento dos funcionários em seis anos”.“REN: Novos parceiros apoiam expansão internacional”.“Governo desvaloriza iniciativa de Cameron”.“Grécia anuncia que não vai cumprir metas”
(i:)“Está lançada a confusão com a falta de decisão sobre os feriados”.“Estado tem 810 mil empregados”.“Instituto do Emprego só gastou 30 por cento das verbas atribuídas para combater o desemprego”.“Autarcas do PSD vão ser escolhidos em primárias”.
(JN)“Absolvição e revolta” (Caso Rui Pedro).“PGR admite falhas na investigação criminal”.“Estado corta 574 milhões nos apoios sociais”.“Explosão em prédio de sete andares faz dois feridos graves”.
(CM):“Orgias com coca e menores”.“Explosão provoca 14 feridos em Setúbal”.“Banca sem regras no crédito pessoal”.“Milhares de pais não pagam pensão de alimentos”.
(DEco):“Mais de 60 mil desempregados já emigraram desde o início da crise”.“’Confio no compromisso do Governo de manter apoios às renováveis’” (Cao Guanjing, presidente da China Three Gorges)“Guerra pelos depósitos obriga banca a gastar mais de 1,6 mil milhões”.“Lei dos compromissos vai ser adaptada às dívidas da saúde”.
(JNeg):“Troika viabiliza mais crédito às empresas”.“Faria de Oliveira, Nogueira Leite e Nuno Fernandes Thomaz em risco de perderem salário na Caixa”.“Câmaras não aplicam leis do compromisso”.“REN vai ter Rui Vilar e Luís Palha na nova administração”.
Visão:“Onde conseguir emprego”.Sábado:“A fortuna escondida do Opus Dei em Portugal”.
A Bola:“‘Ganhamos de certeza’” (Sá Pinto).Record:“Sá Pinto aposta tudo no verde”.O Jogo:“Começou mal acabou pior”.

Zeca Afonso - Canção de Embalar

Lisboa, Grândola, Barreiro, Coimbra, Braga, Açores, Barcelona e Newark são alguns dos locais onde os 25 anos da morte de José Afonso são lembrados na quarta-feira, para manter “vivo o espírito do Zeca e a lição de dignidade” que transmitiu a todos, como disse à agência Lusa Francisco Fanhais, companheiro de cantigas e de estrada de José Afonso, no período antes do 25 de abril de 1974 e atualmente dirigente da Associação José Afonso.

PSD CHUMBA INQUÉRITO A BPN - AI NÃO! AGORA FOI "VENDIDO" (!?) A MIRA AMARAL(salvo seja!)

O PSD NÃO QUER - até o negócio estar feito - O BPN foi vendido ao banco angolano de MIRA AMARAL, ex-ministro de Cavaco Silva por 40 M€, depois do Estado (nós) saldar 500 M€ e pagarmos o despedimento de 50% dos funcionários. É uma espécie de REGRESSO ÀS ORIGENS, a preço de saldo. Volta às MÃOS dos seus mentores, os MESMOS QUE O DESFALCARAM E SE GOVERNARAM! Eu não ganhei lá dinheiro em ações. VOCÊ GANHOU?

"Económico com Lusa
O PSD vai votar contra a criação de uma comissão eventual de inquérito à gestão do BPN pela Caixa Geral de Depósitos (CGD).
"Vamos votar contra. Não vamos fechar a porta a uma comissão de inquérito genérica sobre o BPN, a única coisa que não aceitamos é que seja nesta fase em que ainda se está a concretizar a venda", disse à Lusa o deputado social-democrata Hugo Velosa.
O deputado do PSD acrescentou que "está prevista a concretização da venda até ao fim de Março", referindo que os sociais-democratas apoiam a iniciativa do PCP de uma auditoria pelo Tribunal de Contas aos processos do BPN e do BPP.
A proposta do Bloco de Esquerda para a criação de uma comissão eventual de inquérito parlamentar à gestão do Banco Português de Negócios pela CGD e à sua venda ao BIC é discutida na quinta-feira no plenário da Assembleia da República.
À excepção do CDS, que ainda não divulgou a sua posição, os restantes partidos manifestaram-se favoráveis à criação da comissão de inquérito, que, para ser aprovada, necessita do voto favorável da maioria dos deputados em funções.
Entre 2008 e 2009 houve uma comissão de inquérito proposta pelo CDS-PP sobre a situação que levou à nacionalização do BPN e sobre a supervisão bancária inerente.
Também na semana passada, o PCP avançou com um pedido de auditoria pelo Tribunal de Contas aos processos do BPN e do BPP, através de um projecto de deliberação na Assembleia da República, que será igualmente votado quinta-feira e que já recebeu o apoio de todas as bancadas"